Dentre os processos realizados na indústria, a fixação e a união de componentes de forma correta e padronizada são essenciais para a confecção de produtos de alta qualidade e de destaque no mercado.
Trabalhar com equipamentos que têm como finalidade garantir a padronização necessária é fundamental para evitar falhas de montagem e assegurar a consistência do processo produtivo sem atrasos e com menor desperdício de matéria-prima.
Nos processos de rebitagem não é diferente, a produtividade, a precisão e a segurança na execução devem ser levadas em consideração para planejar a expansão e a automatização de processos. Veja a seguir mais informações sobre as rebitadeiras KAMP e veja como nossos equipamentos podem trazer muito mais eficiência para a sua cadeia produtiva.
O que são e para que servem as rebitadeiras?
A rebitagem é um processo de fixação mecânica que utiliza rebites para unir uma ou mais peças de forma permanente ou articulada. Diferentemente do processo de fixação com soldas ou parafusos, a rebitagem oferece uma solução robusta, confiável e com alta resistência.
A utilização de rebitadeiras proporciona a execução de processos com foco em maximizar a eficiência, a precisão e a qualidade do produto, diminuindo a incidência de erros e com foco em otimizar a utilização dos recursos de forma muito mais inteligente.
Um processo de rebitagem bem realizado é muito importante para a integridade estrutural e funcional dos mais diversos produtos industrializados. Com esse processo é garantida uma união forte e consistente dos componentes, um acabamento uniforme e evita-se a incidência de pontos de fragilidade.
Quais são os benefícios de utilizar rebitadeiras no processo de produção?
Investir em equipamentos que facilitem a automatização industrial é uma excelente maneira de otimizar processos e agregar mais uma forma de vantagem competitiva da sua empresa em relação aos demais concorrentes no mercado. Além disso, é possível destacar outras vantagens como:
- Aumento da produtividade A automatização do processo de rebitagem acelera os tempos de ciclos de produção e contribui ainda para os seguintes pontos:
Velocidade otimizada: as rebitadeiras operam em velocidade superior à da rebitagem manual, possibilitando o aumento da produtividade da linha de produção.
Fluxo contínuo: a integração a um sistema de automatização maior, faz com que as máquinas trabalhem com um fluxo ininterrupto de peças, diminuindo gargalos e amentando o rendimento da produção.
Aliando o seu uso a equipamentos como os alimentadores vibratórios, é possível assegurar que as peças sejam transportadas em velocidade constante e na posição e quantidade certas.
- Maior qualidade dos produtos e precisão nos processos Em um ambiente de produção industrial, a padronização e a consistência são primordiais. Com as rebitadeiras é possível alcançar esse patamar de exigência e ainda conquistar:
Fixação consistente: com mais consistência na realização do processo, cada rebitagem é realizada com a mesma precisão e pressão, apresentando um resultado mais uniforme e robusto.
Acabamento perfeito: com a possibilidade de controlar o formato da cabeça do rebite, a velocidade de descida do cabeçote e o tempo de rebitagem, tem-se um melhor acabamento para o rebite, que vai auxiliar tanto na funcionalidade das peças construídas, quanto nas questões estéticas.
Redução de erros: com a automatização do processo, as falhas de montagem com erros são reduzidas. O que resulta em menos necessidade de retrabalho, menos desperdício de material e, consequentemente, melhor qualidade final do produto.
- Otimização de custos de operação Quando se fala no início de trabalhos com rebitadeira, deve-se levar em consideração todos os ganhos não só no início do investimento, como em diferentes pontos a médio e longo prazo:
Menos desperdício de material: a precisão diminui a necessidade de descarte de peças defeituosas o que acarreta na diminuição de matéria-prima e insumos.
Manutenção simplificada: a robustez confere maior durabilidade das rebitadeiras KAMP, reduzindo a necessidade de manutenção e substituição de peças, diminuindo custos a longo prazo para técnicos de manutenção interna.
- Maior segurança no ambiente de trabalho Atuar internamente com processos automatizados contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e ergonômico, com minimização de riscos, já que as operações realizadas com automatização podem diminuir os riscos de acidentes de trabalho.
Em quais setores industriais as rebitadeiras KAMP podem ser utilizadas? Quando se fala em áreas de aplicação, as rebitadeiras produzidas pela KAMP podem ser utilizadas em indústrias de diferentes ramos onde se necessita de fixação de alta qualidade. Veja a seguir, alguns exemplos:
• Autopeças: dobradiças, alavanca de porta traseira baú, pedal, cuíca de freio e outros componentes relacionados à montagem de peças internas, freios e portas, onde a durabilidade e a segurança são fundamentais. • Aeronáutico: na fixação de peças de aeronaves, componentes internos e externos com precisão e resistência para garantir mais segurança nos voos. • Construção civil: parte da fabricação de estruturas metálicas, esquadrias e componentes pré-fabricados. • Elétrico: na montagem de placas de circuito, gabinetes e dispositivos que necessitem de alta precisão em peças pequenas e terminais, terminal de chuveiros e contatos, por exemplo. • Moveleiro: utilidades relacionadas a união de componentes metálicos, como dobradiças ou componentes plásticos, como: rodízios, além de roldanas, suportes para prateleiras. • Utilidades: canivetes, escadas, hélice liquidificador, varal estendedor, acessórios para calçados.
Para todas as necessidades, existe a possibilidade de agregar os seguintes acessórios: dispositivo especial, NR12 e acionamento bimanual. Tudo de acordo com as demandas específicas da empresa que irá utilizar a rebitadeira.
Cada tipo de rebitadeira possui suas particularidades e melhores aplicações para o foco de trabalho de cada empresa. Trabalhamos com rebitadeiras standard, cabeçote e horizontal. Consulte nossos consultores para entender qual a melhor opção para a sua linha de produção.
Quais são as principais características das rebitadeiras KAMP? As rebitadeiras KAMP são robustas e eficientes. São projetadas para facilitar e aprimorar o processo de rebitagem. Acarretando no aumento de produtividade, precisão e qualidade nas operações de fixação e montagem.
Nossas rebitadeiras atuam no processo de fixação e união de diferentes tipos de peças articuladas ou fixas, aplicando apenas a força necessária para assegurar uma união altamente resistente e um acabamento uniforme. Evitando assim as possíveis falhas que ocorrem em processos manuais e a falta de padronização que pode ser um problema para o controle de qualidade.
Assim, destacamos as principais características dos nossos equipamentos como:
Robustez e alta durabilidade: fabricadas com materiais de alta qualidade e resistência, garantem uma longa vida útil aos equipamentos e um desempenho confiável, mesmo sob condições mais exigentes de produção, com menos tempo de inatividade e maior retorno sobre o investimento.
Versatilidade: os diferentes modelos disponíveis podem trabalhar com uma extensa lista de materiais, como: aço, alumínio, inox e latão e permitem a utilização de diferentes formas de cabeça do rebite, como acabamento plano, abaulado ou rebordado para melhor se adaptar às especificações de design e funcionalidade. Cenário ideal para empresas com linhas de produção diversificadas.
Controle mais preciso: as rebitadeiras KAMP permitem a regulagem do tempo de trabalho com cada rebite durante o procedimento, para garantir mais precisão e qualidade na fixação das peças. Esse controle garante consistência na produção e uma linha com menos falhas e mais uniformidade.
Quais são as vantagens de se trabalhar com as rebitadeiras KAMP?
Ter a KAMP como parceira no fornecimento de equipamentos que favorecem a automatização industrial é fundamental.
A KAMP se destaca entre as empresas fabricantes de máquinas por nossa expertise e compromisso com a excelência. Além da ampla qualidade dos equipamentos fornecidos, contamos com um amplo conhecimento técnico para auxiliar a sua empresa a fazer a melhor escolha em rebitagem e alimentadores.
Tudo isso pensado para garantir a padronização de cada etapa da cadeia produtiva, evitar falhas de montagem e assegurar uma alta qualidade do produto.
A rebitagem é um dos pilares da automatização industrial. Com as rebitadeiras KAMP a sua empresa irá encontrar maior robustez, precisão e eficiência para que os seus produtos se destaquem no mercado.
Ao integrar nossas rebitadeiras a outros equipamentos do seu sistema de produção, está sendo realizado um investimento em um futuro de mais produtividade, menos desperdícios e produtos de maior qualidade. Invista em soluções completas que auxiliam o trabalho da sua equipe e impulsionam o crescimento da sua empresa.
Na KAMP, cada equipamento é projetado e customizado para empresas que buscam excelência técnica, inovação, melhor custo-benefício, melhor durabilidade e consistência.
Quando for investir em tecnologia e eficiência para a sua empresa, as rebitadeiras KAMP são a melhor opção para quem busca produtividade, precisão e qualidade nas operações com otimização de tempo e recursos.
Para saber mais sobre nossos equipamentos industriais, entre em contato com os nossos consultores pelo WhatsApp (54) 3211.5264.


